terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Adoração á Deus(com a arte)




A arte é obra das mãos de Deus, aquele que estendeu céus e terra, e tudo que neles há, o Deus Eterno. E sendo Deus um artista de infinita perfeição, criou uma maneira de expressarmos aquilo que, às vezes, palavras não conseguem dizer: A Dança.
Movimentos geram a dança, e Deus cuidou para que dentro do nosso próprio corpo existisse movimento, através do sangue que corre dentro de nós, das articulações, o bater do nosso coração… Por isso somos livres para O adorar com todo o nosso ser: corpo, alma e espírito.
Deus não está à procura de adoração, mas sim de adoradores ( João 4:23). E hoje o Pai nos convida não somente para dançarmos para Ele, mas com Ele, porque existe uma dança que nasce do coração de Deus, porém, apenas aqueles que se deixam ser conduzidos pelo seu Espírito, desfrutarão da cura, da libertação, do renovo e da intimidade que provém dessa dança: “a Dança da Noiva”.
É incrível como a música consegue mexer conosco. Toca no fundo de nós. Nos sensibiliza. Nos faz chorar. Faz-nos rir. E traz à tona os sentimentos mais ocultos. Nos faz dançar. Nos contamina de alegria.
Dependendo da situação em que esteja, ou te deixa mais triste ou consegue te alegrar. Nas duas situações a música pode me trazer alegria, porque, claro, eu escolho as músicas certas. Aquelas que eu sei que vai elevar o meu coração contrito. E mesmo chorando, os meus pezinhos e as minhas mãozinhas vão dançando ao ritmo da música. E danço, canto, até esquecer que estava triste. E funciona. Nossa, como funciona.
Além de louvar ao Senhor, é uma terapia para alma. Dá uma sensação de leveza, de alegria e renovação. É o que Deus faz!
E não importa se não tem jeito para dança e para o canto. O importante é se soltar, de intereza de coração. Sem receios de alguém achar engraçado. Sem vergonha de ninguém, nem de você mesmo.
Eu sempre uso esses momentos como de agredecimento a Deus por tudo que Ele tem feito em minha vida. Pelas maravilhas que já realizou e que sei que ainda vai realizar.
Dentre as coisas que eu mais gosto de fazer é dançar! Da dança se extrai os sentimentos mais profundos, e vai-se dando contornos, movimentos, dando-lhes forma. Os sentimentos vão se aflorando entre um passo e outro. É indescritível. É irresistível. Talvez, por mexerem tanto com os sentimentos, eu gosto muito da dança. E esta, vem quebrando paradigmas dentro das igrejas, podendo ela, também, ser usada como ministração.
A Bíblia traz inúmeros relatos da dança como forma de adoração a Deus. A mais citada delas é o episódio em que o rei Davi sobe a Jerusalém e dança diante da Arca da Aliança, que simbolizava a presença da glória de Deus. “E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor… que ia bailando e saltitando diante do Senhor”, 2 Samuel 6.14-16. Há ainda outras passagens que ilustram a adoração através de danças: “Louvai-o com o tamborim e a dança” (Sl 150.4); “Louvem o seu nome com danças” (Sl 149.3); “Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos…” (Jr 31.13). Vale ressaltar que a dança também era usada para adorar deuses pagãos, como se pode constatar em Êxodo 32.19.
Eu vou dançar pro Senhor, Eu vou dançar pro Senhor
Com alegria no meu coração, Eu vou dançar diante d’Ele
Eu vou dançar pro Senhor, Eu vou dançar pro Senhor
Com alegria no meu coração, Eu vou dançar, dançar, dançar (David Quilan)
Tire um dia pra fazer isso. Se não for pra dançar ou cantar, que seja de outra forma então, mas tire um dia para louvar, do jeito que você sabe, da forma que sentires vontade. Só lembre: Deus te dá total liberdade para louvar.
“Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” Salmos 150.