terça-feira, 5 de abril de 2016

O que é TEA?(Transtorno do Espectro Autista)

Abordar este tema é de fundamental importância e o maior desempenho depende da motivação em mostrar que essas crianças podem se relacionar com a sociedade,podem aprender,é de extrema importância retirar o autismo da escuridão e trazer para a luz de discussões as dificuldades enfrentadas por crianças e suas famílias,tirar os rótulos.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) conglomera diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação, deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
De acordo com o quadro clinico pelo DSM-IV, o TEA pode ser classificado em:
  •         Autismo clássico  o grau de comprometimento pode variar  muito. De maneira geral, os sujeitos são voltados para si mesmos, não estabelecem contato visual com as pessoas nem com o ambiente; conseguem falar, mas não usam a fala como ferramenta de comunicação. Embora possam entender enunciados simples, têm dificuldade de compreensão e apreendem apenas o sentido literal das palavras. Não compreendem metáforas nem o duplo sentido. Nas formas mais graves, demonstram ausência completa de qualquer contato interpessoal. São crianças isoladas, que não aprendem a falar, não olham para as outras pessoas nos olhos, não retribuem sorrisos, repetem movimentos estereotipados, sem muito significado ou ficam girando ao redor de si mesmas e podem apresentam uma deficiência mental

  •         Autismo de alto desempenho (antes chamado de síndrome de Asperger) – os sujeitos apresentam as mesmas dificuldades dos outros autistas, mas numa grau mais leve. São falantes, inteligentes, tão inteligentes que chegam a ser confundidos com superdotados, porque exercem um grande conhecimento nas áreas do conhecimento em que se especializam. Quanto menor a dificuldade de interação social, mais eles conseguem levar uma vida  normal.

  •     Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE) – os sujeitos são considerados dentro do espectro do autismo (dificuldade de comunicação e de interação social), mas os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma das categorias específicas do transtorno, o que torna o diagnóstico muito mais difícil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário