sexta-feira, 1 de abril de 2016

Resenha do livro Mundo Singular,capítulo:8 História do autismo.

SILVA BARBOSA, A. B. (2012). História do autismo. In: A. B. SILVA BARBOSA, MUNDO SINGULAR: entenda o autismo (pp. 145-149). São Paulo: Fontanar.


 A autora Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP). Diretora da clínica ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA - Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ) e escritora sobre vários temas do comportamento humano.

O capítulo resenhado aborda a história do autismo, analisando desde a origem do nome, até sua visão atual, menciona-se as descobertas que foram feitas ao longo da história  no mundo e um breve relato de algumas conquistas no Brasil.
Ana Beatriz fala sobre a origem da palavra “autismo” que vem do grego “autos” que se significa “voltar-se para si mesmo” e nos mostra como surgiu esta descoberta.
No terceiro parágrafo do capítulo 8,Beatriz fala que a primeira pessoa a utilizar a palavra “autismo” foi o psiquiatra Euge Bleuler ,em 1911, colocando como características de esquizofrenia e um pouco mais tarde em 1943 ,Leo Kanner viria, pela 1º vez descrever o autismo depois de fazer uma observação com 11 crianças, ele chegou a criar um conceito equivocado sobre o tema, dizendo que a culpa das crianças de terem autismo seria da mãe, que elas eram frias com seus filhos, conceito este que ganhou o nome de “ mãe geladeira” este conceito acabou sendo difundido ao longo da história, anos depois Kanner veio a público, se retratar dizendo que ele se enganou, no ano seguinte, Hans Asperger desenvolve um artigo sobre a psicopatia autista, que anos mais tarde  ganharia o seu nome Síndrome de Asperger.
Até a chegada dos anos 80, o autismo infantil ainda era visto como um subgrupo dentro das psicoses infantis, de esquizofrenia, com a chegada da década de 80, o autismo recebe um diagnostico especial, recebe um diagnostico correto e com os critérios específicos, desde então passou a ser tratado como uma síndrome, como um distúrbio do desenvolvimento e não mais como uma psicose. Em dezembro de 2007 a ONU decreta 2 de abril, o dia mundial de conscientização do autismo( WAAD),que foi celebrado em 2008, tal fato se tornou um grande marco na história do autismo.
Ana agora nos propõe conhecer alguns acontecimentos no Brasil; A primeira vez que se comemorou o WAAD, foi no ano de 2010, com vários monumentos conhecidos com as luzes azuis, um desses monumentos foi o Cristo Redentor (RJ),em 1983 no estado de São Paulo foi criado no Brasil a 1º organização Brasileira de autismo, Associação de amigos autista (AMA),criado por pais e amigos de autistas, no ano seguinte a AMA realizou, o I encontro de amigos do autista, que reuniu médicos e outros profissionais do país, que estudavam o autismo, e pode se dizer que a AMA, até hoje é um grande referencial  para muitas famílias com o transtorno e atualmente  temos várias instituições por todo o país, que seguiram o exemplo, e são reunidas pela Associação Brasileira de autismo(ABRA),uma entidade nacional que reúne associações de pais e amigos do autista em todo território.

A autora nos mostra alguns dos fatos mais importantes que aconteceram na história do autismo, a origem do nome da síndrome, quem relatou primeiro e utilizou a palavra, quem descreveu a síndrome, como ela era vista antes, como uma mera característica de esquizofrenia, quando e como teve seu reconhecimento adequado, nos levando a perceber quão difícil é esta luta diária, que há pouco tempo fizeram estas descobertas, que até nos dias atuais falta conscientização sobre este tema, falta informações.

Resenha feita por mim mesma,ALINE FERREIRA RAMIRO CRUZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário